O vice-presidente de Assuntos Públicos e Políticos, José Manoel Ramos representou a Federação na última reunião do ano do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM/SC), realizada nesta segunda-feira, 11, na FIESC, em Florianópolis. Acompanhado da Assessora Parlamentar, Christiane Vega, o vice-presidente levou para o conselho um pedido já citado em reunião na Assembleia Legislativa, há poucos dias.
“Nossos lojistas e o setor de serviços afetados pelas enchentes precisam da liberação imediata do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Pedimos o apoio do COFEM enviando também um documento para o Governo Federal. Essa ação seria muito importante para que possam se reerguer o quanto antes. Além disso, aproveitar esse período que é o melhor do ano para o comércio”, frisou.
O COFEM é composto pelas Federações das Indústrias (FIESC), do Comércio (FECOMÉRCIO), da Agricultura (FAESC), dos Transportes (FETRANCESC), das Associações Empresariais (FACISC), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (FAMPESC), além do Sebrae-SC.
Outras pautas
Durante a reunião foram debatidos ainda assuntos ligados às áreas tributária e de infraestrutura de transportes. O presidente do Tribunal Administrativo Tributário (TAT), Newton Gonçalves de Souza, apresentou um panorama do trabalho do órgão, e destacou que, no ano passado, foram julgados 674 processos. Ele salientou que há ações em curso para reduzir o tempo de julgamento. Entre elas, destacam-se a criação da câmara virtual de julgamento e a realização de julgamentos em bloco dos processos semelhantes, o que dará maior agilidade ao andamento dos processos.
A necessidade de investimento na infraestrutura de transportes do estado foi outro assunto debatido no encontro, especialmente nos corredores logísticos estratégicos.